Total de visualizações de página

sábado, 21 de maio de 2011

O serpentário e o 13º signo



Na antiguidade, os astrologos, dividiram o circulo zodiacal em 30 graus. Para os astrologos esta faixa de 30 graus era um Signo e cada divisão de 30 graus recebeu o nome da constelação mais significativa daquela região do céu. Os Signos são em numero de 12 com 30º. Graus cada que, somandos, perfazem um total de 360 graus, o mesmo espaço percorrido pelo Sol e que constitui o circulo zodiacal completo.

Das 89 constelações observáveis na aboada celeste e vista do Planeta Terra, somente doze delas são tocadas de forma significativa pelo nosso Sol em seu caminho aparente em volta da Terra. Esse caminho forma um circulo que é chamado pelos astrônomos e astrólogos de círculo zodiacal.

Astronomicamente as constelações representam a visão que se tem do espaço celeste desenhada sobre a “abobada celeste” (um grande globo estelar imaginário em volta da Terra) a partir de um determinado ponto de observação do Planeta Terra. Em outro local de observação, como a Lua ou Marte o mesmo desenho não poderia ser aplicado às constelações.

Em 1922 foi criada a União Astronômica Internacional (UAI), que deve durante sua assembléia geral em 1925, em Cambridge, um grupo de trabalho que delimitou as constelações e propos a criação de regiões na esfera celeste dividida em 89 regiões ou constelações. Cada região recebeu o nome da principal constelação nela predominante e todas elas passaram a ser consideradas zodiacais.

Ophiuchus era associado na mitologia Grega ao Deus Esculápio (ou Asclépius), deus da Cura é associado a uma serpente em volta de um bastão como símbolo da medicina; daí a confusão com o caduceu de Hermes, associado a Mercúrio. Ophiuchus parece ter se incorporado ao signo de Escorpião (de fato existem muitos psiquiatras neste signo, ou seja médicos do subconsciente e Marte, o antigo regente de Escorpião é associado aos cirurgiões).

De fato o Sol passa na constelação de Ophiuchus, mas sua passagem é insignificante, pois para ser considerado um Signo, deveria ter 30º. Graus, mas aí o circulo zodiacal teria 390º em vez dos 360º.Não só se mudaria a astrologia mas também a matemática! O ano tem 365 dias e ¼ .; por isso existem cartas celestes com limites irregulares.

Na organização do céu feita pela UAI, todas as 13 constelações ocupam espaços diferentes ao longo da linha da eclíptica, o que está correto e que serve para o estudo da Astronomia. Foi desta forma que o zodíaco ou faixa acabou por ser premiado com 13 regiões ou constelações. A divisão do zodíaco em 12 signos de 30º. (trinta graus cada) confrome a tradição dos povos antigos, está correto e serve para o estudo da Astrologia.

A divisão do zodíaco em doze signos, para efeito da astrologia, segue a antiga tradição e não levam em consideração as mudanças estabelecidas pela UAI, pois a divisão do zodíaco em signos também não apresenta nenhum interesse prático para a astronomia. Não são as constelações que influenciam os seres aqui na Terra, são as energias cósmicas que tem nos signos suas referencias.

Para ser considerada zodiacal a constelação deve ser atravessada pela linha da eclíptica, ou seja, o sol deve cruzá-la ao longo do ano. Acontece que depois de passar por Escorpião, o sol cruza Ofiúco de 30 de novembro a 17 de dezembro, antes de entrar em Sagitário, sua passagem por Ofiúco não é considerada pela astrologia.

O surgimento de Ofiúco como região zodiacal em nada muda pesquisas e estudos milenares da astrológia. Recentemente astrônomos de Minnesota, nos EUA, afirmaram que a precessão dos equinócios teria mudado o alinhamento das estrelas e, consequentemente, os signos do zodíaco. Mas as primeiras se movem na esfera celeste e podem mudar de lugar, mas os signos são fixos. Os signos, para a Astrologia, são geométricos (a Geometria também era uma ciência sagrada, a qual todo iniciado deveria possuir). Como algumas constelações celestes levam o mesmo nome dos signos astrológicos, muita gente confunde e acha que signos e constelações são a mesma coisa.

Os signos da Astrologia são trópicais e não constelacionais. Voce não é um Leonino ou Virginiano porque o Sol passava na constelaçao de Leão ou Virgem no momento de seu nascimento, e sim porque o Sol transitava pela zona geométrica que, para a Astrologia, corresponde ao signo de Leão ou Virgem. Na verdade nada muda nos conceitos astrológicos, trabalhamos muito mais por simbologia do que propriamente pelos movimentos do cosmo.

Carlinhos Lima - Astrologo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (179) magia (81) signos (81) espiritualidade (60) conceito (57) Astrofísica (56) comportamento (55) espaço (53) (52) umbanda-astrologica (50) tarô (47) esoterismo (39) pesquisa (37) previsões (37) taro (35) mulher (34) conceitos (33) pesquisas (31) gostosa (30) umbanda astrológica (29) estudo (26) astrofisica (25) horoscopo chinês (25) religião (25) planetas (24) horoscopo (23) ciência (22) bem estar (20) climazzen (20) cabala (19) arcanos (18) astronomia (18) lua (18) destino (17) energias (17) terra (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) saúde (15) ifá (14) zodiaco (14) estrela (13) exu (13) mapa astral (13) planeta (13) umbanda-astrológica (13) Nasa (12) Quíron (12) beleza da mulher (12) 2012 (11) ogum (11) poder (11) sensual (11) atriz (10) biblia (10) ensaio (10) fotos (10) lilith (10) lingerie (10) prazer (10) Candomblé (9) Estrelas (9) Foto (9) Sol (9) dragão (9) estudos (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) Marte (8) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) cientistas (8) escorpião (8) ex-BBB (8) galáxia (8) mistério (8) odús (8) posa (8) 2016 (7) Astrônomos (7) astros (7) beleza (7) busca (7) energia (7) magia sexual (7) plutão (7) política (7) regente do ano (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) carma (6) casas astrologicas (6) força (6) mago (6) metodos (6) orgasmo (6) praia (6) saude (6) sexualidade (6) vídeo (6) astrologia sexual (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) calendário maia (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) anjos da guarda (2) ( 45 graus ) (1)