Total de visualizações de página

domingo, 28 de novembro de 2021

Tarô e os arcanos menores 1: OUROS - estágio das aquisições externas e internas da personalidade na vida terrestre.




Os primeiros 4 Arcanos Menores de Ouros para uma mais fácil interiorização do seu conteúdo, começando com o As de Ouros. O naipe de As de Ouros corresponde a Sefira Kether e aos Arcanos Maiores 1,10 e 19 (Mago, Roda e Sol). O número 1 como já foi referido nos Arcanos Maiores expressa a ideia da totalidade. Do ponto de vista esotérico o Um contem em si o início do processo criativo e do retorno à Unicidade. O primeiro Arcano de Ouros, por além de iniciar o seu próprio naipe é ponto de partida dos Arcanos Menores que estão potencialmente contidos nele. Sendo o Arcano mais abstrato, ele representa a Ideia que permeia as aquisições de Ouros, a luta e sofrimento de Espadas, a bem-aventurança de Copas e a realização de Paus. 

 O As de Ouros identifica-se por analogia com a lâmina do primeiro grande Arcano (Mago). No caminho da iniciação o Arcano As de Ouros corresponde a tomada de consciência de que a par das manifestações físicas e psico-anímicas existe algo nele contido que se poderia designar por Consciência Ética ou Divina Essência. Um dos maiores obstáculos no caminho da iniciação é o estado de semiconsciência durante a maior parte das nossas atividades. 

A prática de exercícios (não vou especificar aqui) pode ajudar a despertar e desenvolver um estado de consciência contínuo. A questão que se coloca aqui é como realizar a unicidade em nós próprios. A resposta é nos dada pelo 10º Arcano Maior. É preciso subir acima dos ruídos e da desordem do Mundo pelo eixo central do caduceu de Hermes (árvore das sefiras). Todavia, o fato de se sentir parte de um todo, tomar consciência da Unicidade não se limite ao naipe de Ouros mas está presente em todos os naipes e aprofunda-se ao longo do percurso até a Reintegração Final. Na Árvore das Sefiras a subida directa pela coluna central é simbolizada por 4 Sefiras centrais (Malkut, Yesod, Tiferet e Kether) e passa pelos caminhos 22,15 e 3 (Mundo, Diabo e Imperatriz). 

 O domínio do Arcano 22 ou seja a victória sobre o mundo material torna o Iniciado independente dos condicionamentos do mundo físico. A victória sobre o Arcano 15, dos turbilhões Astrais determina o domínio sobre as formas do mundo astral e a libertação das ilusões mentais. Com a realização da harmonia interna tomamos consciência da unicidade da Vida, entrando no Mundo superior. Para percorrer esse caminho é preciso refletir sobre os 4 aspectos divinos que correspondem às 4 Sefiras da coluna central do caduceu. 1. Malkut - Adonai - Carma, Misericordia e Justiça 2. Yesod - Shaddai - Milagres, Magia da Vida e da Morte 3. Tiferet - Eloa - Beleza e Harmonia 4. Kether - Eie - Eu sou Eu No campo da Arte por exemplo, a aspiração ascendente pela coluna central da Árvore das Sefiras pode ser simbolizada pelo estilo Gótico das Catedrais Medievais (por exemplo a Catedral de Colonia do estilo Gótico Flamejante, a mais alta Catedral do mundo) cuja arquitetura (por influencia da Maçonaria) se dirige para cima até ao último pormenor. 

 Os dois restantes Arcanos Maiores contidos na lâmina do As de Ouros resultam através do calculo teosófico igualmente na Unicidade confirmando a lâmina do primeiro Arcano Maior. Mago - 1 = 1 Roda - 10 = 1+0 = 1 Sol - 19 = 1+9 = 10 = 1 O Arcano 19 que tem como hieróglifo o machado simboliza o domínio do Arcano abrindo uma brecha para passar através da plataforma do Arcano 10. 

A lâmina 19 apresenta na sua iconografia raios solares que ao tocarem na Terra se transformem em ouro. É o simbolo do Hermetismo Ético ou Alquimia Espiritual. O As de Ouros corresponde ao entendimento da Unicidade primordial, a partir da qual toda a transformação se torna possível. OUROS VALETE = Carta principal de Ouros é o Servidor dos Filhos ou o Trabalhador Braçal. A Realização é avaliada segundo os resultados que trás. REI = O Pai Realizador DAMA = A Dona dos Filhos CAVALEIRO = Agente ativo que unifica as individualidades que compões os organismos complexos. Conforme descrito cada uma das Cartas principais de cada Naipe, juntamente com as outras cartas deste Naipe, representam a "essência pura" do Naipe. Em seguida mostra-se correspondência entre cada uma das Cartas e as Sephiras da Árvore da Vida.

 CAMIHO descendente / CAMIHO ascendente / CARTA 1. KETHER MALCHUT ÁS 2. HOCHMAH YESOD DOIS 3. BINAH HOD TRÊS 4. CHESED NETZAH QUATRO 5. GEVURAH TIFERETH CINCO 6. TIPHERETH GEVURAH SEIS 7. NETZAH CHESED SETE 8. HOD BINAH OITO 9. YESOD HOCHMAH NOVE 10. MALCHUT KETHER DEZ (Os cabalistas. multiplicando os nomes divinos, uniram todos, quer à unidade do tetragrama, quer a figura do ternário, quer a escada sephirótica da década: traçam assim a escada dos nomes e dos números divinos...) 

 A ÁRVORE DA VIDA E OS ARCANOS MENORES 1 - KETHER- Os quatro ases: A coroa de Deus tem quatro florões 2 - HOKMAH - Os quatro dois: A sua sabedoria se espalha e forma quatro rios 3 - BINAH - Os quatro tres: De sua inteligência dá quatro provas 4 - CHESED - Os quatro quatro: Da sua misericórdia há quatro benefícios 5 - GVURAH - Os quatro cinco: O seu rigor quatro vêzes pune quatro erros. 6 - TIPHERETH - Os quatro seis: Por quatro raios puros sua beleza se revela 7 - NETZAH- Os quatro sete: Celebremos quatro vêzes a sua vitória eterna 8 - HOD - Os quatro oito: Quatro vêzes triunfa na sua eternidade 9 - YESOD - Os quatro nove: Por quatro fundamentos seu trono é suportado 10 - MALKHUTH - Seu único reino é quatro vêzes o mesmo. 

E conforme os florões do divino diadema. Vê-se por esse arranjo tão simples, o sentido cabalístico de cada lâmina. Assim por exemplo, o cinco de paus significa rigorosamente Gvurah de Iod, isto é Justiça do Criador ou cólera do homem; o sete de copas significa vitória da misericórdia ou vitória da mulher; oito de espadas significa conflito ou equilíbrio eterno, e assim as outras. Assim podemos compreender como faziam os antigos pontífices para fazer este oráculo; as lâminas lançadas à sorte davam sempre um sentido cabalístico novo, mais rigorosamente verdadeiro na sua combinação, unicamente a qual era fortuita; e, como, a fé dos antigos nada dava ao acaso, eles liam as respostas da Providência nos oráculos do Taro, que eram chamados Theraph ou Theraphins entre os hebreus, como o pressentiu primeiramente o sábio cabalista Gaffarel, um dos magos habituais do cardeal Rechelieu. 

 Quanto as figuras eis um último dístico para explicá-las: REI, DAMA, CAVALEIRO, VALETE Espôso, môço, criança, tôda humanidade, Sobem por estes quatro degráus à unidade... Eliphas Levi continua... "Daremos no final do Ritual, outros detalhes, e documentos completos sôbre o maravilhoso livro do Taro, e demonstraremos que é o livro primitivo, a chave de todas as profecias e de todos os dogmas; numa palavra, o livro dos livros inspirados, o que não pressentiram Court de Gebelin na sua ciência, nem Alliette ou Eteilla, nas suas singulares intuições..." 

 As dez Sphiroth e os vinte e dois taros formam o que os cabalistas chamam os trinta e dois caminhos da ciência absoluta... G.O. Mebes, é mais preciso quanto a analogia entre o Ocultismo e o Taro no caminho da evolução ou do Hermetismo Ético. Seus dois livros "Os Arcanos Maiores do Taro" e os "Arcanos Menores do Taro", contém toda a descrição e análise das diversas lâminas bem como seu relacionamento com estas doutrinas. Em seguida resumimos alguns pontos relevantes de algumas concepções do Taro. 

 Carlinhos Lima - Tarólogo
2/4/11


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)