Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Arcanos menores do Tarô e estágios de evolução da alma 2




Antes de mais e para uma melhor compreensão dos naipes (Arcanos Menores) é apresentado o seguinte quadro:




Verificamos que no esquema acima apresentado, o progresso iniciático desde Ouros até Paus segue o sentido inverso das letras do Tetragrammaton começando pelo 2º He e elevando-se gradualmente até Iod. Falamos do caminho anabático ou caminho de reintegração. Ao estágio de Ouros segue o estágio de Espadas. O simbolo esotérico apresenta uma espada de ponta virada para cima. O cabo em forma de cruz representa os 4 elementos da composição elementar humana. Um canatete percorre a lâmina da espada simbolizando a união direta com o mundo do Logos. O estágio de Espadas consiste num determinado isolamento por parte do Iniciado, abdicando dos rituais e das cerimônias do estágio anterior. 

 A etapa de Espadas pode ser resolvida de duas maneiras. Primeiro pelo caminho positivo da fé aspirando servir o Logos ou então seguindo o caminho negativo (tb chamado caminho dos fortes) que consiste numa revolta contra o Logos e do estado do Mundo. Ao escolher o caminho dos fortes atravessamos toda a Árvore Sefirótica (os 10 graus do naipe) de seguinte maneira (ver esquema/árvore das Sefiras): Lutamos e isolamo- nos dos aspectos criadores de cada Sefira. Criamos assim uma oposição contra o Mundo Externo (Malkuth), rejeitamos de seguida a Forma (Yesod), o valor do Poder e da Paz (Netzah e Hod), recusamos depois a possibilidade de harmonia (Tifert), a Misericórdia e a Justiça (Gedulah e Geburah), negamos a Razão e a Sabedoria (Binah e Hokmah) para finalmente negar a propria Vida (Kether). 

 O sofrimento e vazio interno experienciado no estágio de Espadas afim de descobrir o Real desperta em nós a necessidade de encontrar algo mais puro e perfeito. É com este sentimento que vamos iniciar o estágio seguinte que é o estágio de Copas. Todo o sistema do Arcanos: Menores e Maiores está estreitamente ligado à Cabala, como já citamos anteriormente. Em particular com a Árvore da Vida ou Sistema Sefirótico e com o Tetragramaton IOD HE VAU HE. Pode-se dizer que o sistema dos Arcanos e sua divisão em Quatro Naipes é correspondente ao Sistema Sefirótico e seus Quatro Mundos e ao Tetragramaton, por onde passa tudo que existe. 

Pode-se relacionar as 10 cartas de valores numérico aos dez ramos ou estágios do Sephiroth, e também os 22 Arcanos Maiores aos 22 canais que interligam o Sephiroth e ao alfabeto hebraico. Assim temos: IOD PAUS REI Mundo da Emanação 4a Iniciação HE COPAS DAMA Mundo da Criação 3a Iniciação VAU ESPADAS CAVALEIRO Mundo da Formação 2a Iniciação HE OUROS VALETE Mundo da Manifestação 1a. E assim existem os estágios mistos como mencionei anteriormente. Trata-se de um sistema flexível por necessidade pois todos nós somos iguais mas diferentes. Há pessoas que preferem um estágio de Ouros com características de Espadas (normalmente são personalidades sob domínio de ou nos seus mapas astrais) outras pessoas optam por um estágio de Ouros vivido sob influencia de Copas ou de Paus. Apenas dei o exemplo da via negativa por acha-la mais presente no nosso quotidiano e por isso de mais fácil compreensão. 

Cada um de nós pode juntar as peças do puzzel e construir uma via positiva pela fé ou optar pela via da negação para se aproximar da Essência. Afinal somos livres de escolher e podemos até escolher modelos mistos, em parte via negativa e em parte via positiva. O livre arbítrio consiste em conhecimento , na ignorância não podemos optar. E 1° devemos ser realistas e honestos quando nos confrontamos, senão... a via é negativa pra sempre. E mesmo assim , o livre arbítrio se apresenta dentro de certas condições possíveis e de estágios evolucionais assimilados , então podemos subir mais um degrau na espiral. A via negativa se apresenta facilmente em mapas difíceis. as dimensões são paralelas. É aí entra o nosso mapa , nossas chances de usar os recursos que temos. Eu não sei se o livre arbítrio existe realmente ou se antes se trata de uma segurança interna de que nós dispomos a priori (santa ignorância). 

Pessoalmente prefiro acreditar no conceito da liberdade de escolha apenas condicionada pelos nossos recursos internos e externos. Sabemos que todos nós ao longo da vida somos submetidos a stresses, o que equivale ao Nigredo, na alquimia, onde o indivíduo vai separar e eliminar os elementos de que já não precisa para a etapa seguinte. No entanto, essa separação só pode ser feita em determinado lugar, e não é um processo consciente, decorre a níveis vibratórios muito profundos e subtis. Assim acredita-se que em termos biológicos, por exemplo, o Solve dura três meses e, passado este tempo, se a pessoa não passar para a fase seguinte, o Albedo, o stress deixa de ser positivo e passa a ser negativo, podendo a pessoa ficar doente. Tudo isto passa pelo livre arbítrio, é claro, porque a determinados níveis um ser pode rejeitar o caminho que tem de percorrer, mesmo sem ter consciência disso. PAUS: REI = PAI - É o chefe hierárquico e ponto de partida da autoridade ou manifestação do poder. Carta principal no Naipe é chamado PAUS DOS PAUS. DAMA = Esposa do Pai, e dá nascimento ao Cavaleiro. CAVALEIRO = Agente Ativo que transmite o Poder e opera através do Valete. 

VALETE = O servidor do Poder. COPAS: DAMA = Figura Principal do Naipe de COPAS, representa o Princípio de Atração. REI = Esposo da Dama, indispensável para o nascimento do Cavaleiro. CAVALEIRO = Intermediário que atrái para a obra os elementos externos ajudado pelo Valete VALETE = Servidor da Atração. ESPADAS CAVALEIRO = Carta principal do Naipe é o Agente que ativamente transmite a Vida. REI = Pai do Cavaleiro DAMA = Mãe do Cavaleiro VALETE = Servidor na Transmissão da Vida. OUROS VALETE = Carta principal de Ouros é o Servidor dos Filhos ou o Trabalhador Braçal. A Realização é avaliada segundo os resultados que trás. REI = O Pai Realizador DAMA = A Dona dos Filhos CAVALEIRO = Agente ativo que unifica as individualidades que compões os organismos complexos. Conforme descrito cada uma das Cartas principais de cada Naipe, juntamente com as outras cartas deste Naipe, representam a "essência pura" do Naipe. 

 Carlinhos Lima - Tarólogo, Astrólogo, Pesquisador de Esoterismo e Mago de Umbanda Astrológica.
2/4/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)